ATRATIVOS

Se deseja incluir ou alterar os dados do seu empreendimento no site de Turismo do município entre em contato com o Departamento de Turismo pelo
e-mail: turismo@pinhal.sp.gov.br

LAGO MUNICIPAL IRIA DA MOTTA E SILVA

Localizado em uma área privilegiada no município, o Lago Municipal é uma das principais atrações de Espírito Santo do Pinhal. O local conta com ampla área verde em meio a uma mata natural, com árvores de grande porte. Ideal para exercitar-se, caminhar, andar de bicicleta, fazer piqueniques com a família, meditar e relaxar, o lago possui também uma grande área de lazer com playground, academia ao ar livre, quadra de beach tênis e uma ciclofaixa de 830m.

Endereço: Av. Maria Joaquina, 364-642.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA “NÉRCIO ROSSI” (LAGO DA DINDA)

Bom para passear, caminhar, levar as crianças para ver os patinhos e se alongar. O lago é bem arborizado, conta com uma pista de skate, uma academia ao ar livre e quiosques no decorrer do percurso.

Endereço: R. João Camilo B Peçanha, 17-29, Jardim Leila.

DO GENOMA À XÍCARA

Roteiro Turístico Rural e Histórico idealizado por uma cafeicultora Familiar que conta a história do café e o caminho que ele percorre, com um viés técnico e cultural. A cafeicultora destaca o potencial cafeeiro do município com cafés especiais, de altíssima qualidade, devido ao clima e altitude propícios. O roteiro também destaca a herança do Patrimônio Histórico da cidade, com prédios conservados e um núcleo histórico incrível, também possibilita às pessoas que ainda não conhecem, a possibilidade de ir até a lavoura, ver no local como é feita a colheita, a secagem, podendo abanar o café na roça e rodar o café no terreiro. Trata-se do Turismo de Experiência! Para quem já conhece, a possibilidade de buscar na memória aquele momento de afeto passado na infância junto aos avós, ou pessoas que lhes são caras. Voltar no tempo! Os hábitos de trabalho e o vestuário, manejo cuidadoso dos grãos até chegar à xícara. Ao findar da rota os visitantes param para tomar um cafezinho coado na hora, no bule, com bolo e pão de casa com manteiga. Do jeitinho da roça! Do Genoma a Xícara é destinado a àqueles que querem se apaixonar e conhecer mais sobre o universo incrível que é o Café Especial ou simplesmente matar a saudade de uma época.

Telefone: (19) 99921-1272 | Site: dogenomaaxicara.com.br

Instagram: @dogenomaaxicara | Facebook: Do Genoma à Xícara

VIVÊNCIAS NOVOS AROMAS

A Vivências Novos Aromas esta localizada na Chácara Sertãozinho bairro rural de Espírito Santo do Pinhal. Charmosa e calma, no vale da Serra da Mantiqueira… próxima ao centro da cidade, a Chácara é um ambiente perfeito para você entrar em contato com a natureza, respirar ar puro e contemplar uma pausa merecida! Aqui é cultivado, dentro dos princípios da agroecologia, ervas aromáticas, árvores nativas e frutíferas onde você poderá conhecer plantas medicinais, apreciar a beleza e suas histórias fazendo um passeio guiado pelo Horto Medicinal que conta com cerca de 250 espécies diferentes catalogadas. Você também terá a oportunidade de conhecer o mundo das abelhas com a visitação ao Apiário e ver de perto como acontece a Destilação Artesanal dos Óleos Essenciais e experimentar diferentes formas de uso e benefícios da aromaterapia. Oferecem também Hospedagem Airbnb.

Telefone: (19) 97148-8279 | Site: vivenciasnovosaromas.com

Instagram: @vivenciasnovosaromas | Facebook: Vivências Novos Aromas

TERRA DE KURÍ

Produtores de café especial e mel. A experiência turística é voltada para o sensorial, A visita explora os sentidos, em especial o olfato e o paladar. Fala-se sobre o café, meles e degusta-se diferentes tipos de cafés extraídos em métodos diferentes, harmonizados. Além dos cafés, também poderão degustar diferentes meles e hidromel. Quando próximo à colheita é impossível falar sobre café, sem dar uma passadinha rápida pela lavoura .

É necessário agendamento prévio. As visitas ocorrem aos finais de semana e feriados. Oferecem refeições com agendamento prévio aos finais de semana. A partir de Outubro de 2023 o wine bar e os chalés estarão disponíveis.

Telefone: (19) 99913-0112 | Site: www.terradekuri.com.br

Instagram: @terradekuri

TOCA DO KAYNÃ

A Toca do Kaynã é um espaço para experiências sensoriais e gastronômicas dentro de uma pequena e sustentável Fazenda familiar, onde são produzidos café especial, fubá de moinho de pedra e mel com a marca Kaynã. Estes produtos e outros de parceiros locais formam o cardápio da Toca, que tem ótimas opções para café da manhã, almoço e também happy hour com cervejas artesanais. Na Fazenda também existem algumas opções de passeio, como o Tour do Cafés Especial e o Tour do Fubá que ocorrem aos finais de semana. Os visitantes podem também fazer um cafuné nas ovelhinhas e conhecer o interior da capelinha de Santo Antônio de 1950, aberta aos finais de semana. Não é cobrado entrada.

Telefone: (19) 99994-1407 | Site: https://www.kayna.com.br

Instagram: @tocadokayna | Facebook: Toca do Kaynã

COFFEE EXPERIENCE

 

 

A visitação se dá na Fazenda Alto Alegre, com plantações que ultrapassam os 1.300 m de altitude. Focada na produção de cafés especiais, a propriedade recebe grupos interessados em conhecer os processos pelos quais passam os grãos de café até chegarem à xícara. Os visitantes conhecem as lavouras e acompanham todo o processo de produção, desde o plantio até a degustação. Com uma vista deslumbrante da Serra da Mantiqueira que pode ser apreciada através do mirante do Cristo, esse é um atrativo essencial para quem deseja unir natureza e cafés especiais!

Telefone: (19) 99964-4066  | Site: http://www.altoalegrecoffees.com

 Instagram: @altoalegrecafes 

PINHAL MTB BIKE TOUR

Venha viver a experiência de fazer parte da natureza da cidade com os melhores vinhos e cafés do Brasil. Você explorará essas emoções sobre sua bike, ligado diretamente aos cafezais e vinícolas, passando por fazendas centenárias, conhecendo as histórias e curiosidades de Espírito Santo do Pinhal-SP, a Rainha das Serras!

Telefone: (19) 99155-9047 | Instagram: @jorgeferriani

ADVENTOUR

 

 

 

 

Passeios com um Jeep Willys, visitando tudo que Espírito Santo do Pinhal oferece: belas montanhas, vinícolas, fazendas de café, um convite a  desbravar estradas, montanhas e paisagens. Um grande diferencial e referência em passeios turísticos por Espírito Santo do Pinhal.

Telefone: (19) 99105-6637 | Instagram: adventour_pinhal

ECOTURISMO.TRILHA.EQUIPAMENTOS

 

Prestação de serviços de Elaboração de Trilhas Ambientais conforme Manual de Sinalização de Trilhas e Manual de Estruturação (MMA e ICMBIO 2019) e Promoção Turística das Trilhas de Longo Curso (MTUR, 2022).

Telefone: (19) 98170-8378 | Instagram: ecoturismo.trilha.equipamentos