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OBSERVATÓRIO DE TURISMO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

O Observatório

Em outubro de 2025, com a criação formalização da Rede de Inteligência do Turismo Sustentável da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Espírito Santo do Pinhal passa a seguir oficialmente o sistema estadual de inteligência turística, seguindo os indicados da Matriz de Sustentabilidade do Turismo, estruturando, assim, um modelo de gestão contínua, com monitoramento dos indicadores para a estruturação do Turismo no Município.

A criação do Observatório de Turismo de Espírito Santo do Pinhal e sua inclusão a Rede de Inteligência do Turismo do Estado de São Paulo representa, portanto, um marco na gestão pública do turismo local: um instrumento permanente de coleta e análise de dados, que visa aprimorar a tomada de decisões, qualificar investimentos, mensurar resultados e valorizar as boas práticas de hospitalidade — características que distinguem o destino e fortalecem sua imagem em âmbito regional e nacional.

Com base nesse sistema de monitoramento, o município consolida uma política de turismo sustentável, participativa e baseada em evidências, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Espírito Santo do Pinhal.



Plano Diretor de Turismo

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP) realiza desde 2020 uma pesquisa de grande alcance junto à população do estado de São Paulo para saber a percepção que as pessoas têm do turismo em suas cidades e regiões.

Estas pesquisas possuem como intuito apoiar a gestão de turismo nesta nova fase, na tomada de decisões e construção de políticas para um melhor e constante desenvolvimento do turismo local.

A pesquisa de 2025/2026 está aberta para respostas até 31 de janeiro de 2026 e pode ser respondida de forma simples e rápida. Basta CLICAR AQUI

1 . Pesquisa de Percepção do Turismo 2020 - 2021 (Baixar)

2. Pesquisa de Percepção do Turismo 2021 - 2022 (Baixar)

3. Pesquisa de Percepção do Turismo 2024 - 2025 (Baixar)

A pesquisa de demanda turística é um instrumento fundamental para compreender o perfil, o comportamento, as motivações e o nível de satisfação dos visitantes que chegam a um destino. Por meio da coleta de dados diretamente com os turistas — como origem, faixa etária, renda, tempo de permanência, gastos, meios de hospedagem utilizados e avaliação da experiência — é possível transformar percepções em informações concretas.


Para o Observatório de Turismo, a pesquisa de demanda é uma das principais fontes de dados, pois permite acompanhar a evolução do fluxo turístico, identificar tendências, avaliar o impacto econômico do turismo e monitorar a qualidade dos serviços e atrativos. Essas informações subsidiam o planejamento estratégico, a formulação de políticas públicas, a tomada de decisões do poder público e da iniciativa privada, além de fortalecer o posicionamento do município como destino turístico.

A pesquisa de demanda em eventos específicos é uma ferramenta essencial para entender o perfil do público que participa de festas, feiras, festivais e outras programações turísticas. Por meio da aplicação de questionários durante ou após o evento, é possível identificar a origem dos participantes, se são moradores ou visitantes, tempo de permanência, consumo, gastos, meios de transporte utilizados e o nível de satisfação com a programação.

Para o Observatório de Turismo, esse tipo de pesquisa permite mensurar com maior precisão o impacto econômico, social e turístico de cada evento, além de avaliar sua atratividade regional e seu potencial de crescimento. Os dados obtidos orientam a melhoria da organização, da divulgação e da infraestrutura dos eventos, justificam investimentos públicos, fortalecem a captação de recursos e contribuem para o aprimoramento contínuo do calendário turístico do município.

A Feira Gastronômica, realizada quinzenalmente, é um importante instrumento de valorização da gastronomia local, fortalecimento da economia criativa e promoção do turismo no município. Além de reunir produtores, comerciantes e o público, o evento se consolida como um espaço de geração de renda, lazer e identidade cultural.

Visando mensurar seus impactos econômicos e subsidiar o planejamento das ações do setor, são aplicados formulários junto aos feirantes a cada edição, permitindo a coleta de dados sobre faturamento, perfil de vendas, fluxo de consumidores e avaliação geral do evento. Essas informações são fundamentais para a análise de resultados pelo Observatório de Turismo, contribuindo para a tomada de decisões, o aprimoramento da feira e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo e da economia local.



Indicadores

O Indicador de Emprego Formal mede a quantidade de trabalhadores com carteira assinada (regime CLT) em determinado território ou setor econômico. Ele é utilizado para acompanhar a geração e a manutenção de postos de trabalho formais, refletindo diretamente o nível de atividade econômica, renda e estabilidade do mercado de trabalho.

A coleta de dados referente aos meios de hospedagem do município de Espírito Santo do Pinhal iniciou no ano de 2022, com a participação inicial de sete empreendimentos. Desde então, o Departamento de Turismo vem mantendo a continuidade do monitoramento, visando acompanhar a evolução do setor e subsidiar as ações de planejamento turístico.

Durante o processo de coleta, foram identificadas dificuldades na obtenção de respostas por parte de alguns estabelecimentos, o que tem representado um desafio para a consolidação dos indicadores. Com o intuito de estimular a colaboração e o engajamento dos empreendimentos no fornecimento das informações, está em fase de implementação o Selo “Empreendimento Amigo do Turismo”, que visa reconhecer e valorizar os estabelecimentos que contribuem ativamente com as iniciativas de levantamento de dados e fortalecimento do turismo local.

Foram realizadas reuniões de alinhamento e sensibilização com representantes dos meios de hospedagem, contudo, observou-se baixa adesão em determinados momentos. Ressalta-se que as informações prestadas são de inteira responsabilidade dos empreendimentos hoteleiros, cabendo ao Departamento de Turismo a sistematização, análise e divulgação dos resultados de forma consolidada.

Até o mês de agosto de 2025, era solicitado aos empreendimentos apenas o número total de hóspedes por mês. A partir de julho de 2025, passou-se a incluir também a taxa de ocupação, ampliando o escopo dos dados coletados e permitindo uma análise mais detalhada do desempenho do setor, lembrando que somente empreendimentos com CADASTUR serão considerados na contagem a partir de 2026.

O Indicador de Fretamento tem como objetivo mensurar o fluxo de visitantes que chegam ao município por meio de transporte coletivo fretado, como ônibus, vans e micro-ônibus contratados por agências, excursões, escolas, empresas, grupos religiosos e turísticos.

Esse indicador é fundamental para compreender a movimentação de turistas em eventos, visitas técnicas, excursões e atividades organizadas, permitindo identificar picos de demanda, origem dos grupos, perfil dos visitantes e o impacto direto na economia local, especialmente nos setores de alimentação, atrativos turísticos, comércio e serviços.

Além disso, o acompanhamento do fretamento auxilia no planejamento da infraestrutura urbana, na organização do trânsito, na segurança pública e na gestão de eventos, fornecendo dados concretos para a tomada de decisões estratégicas pela gestão pública e pelo trade turístico.

Por fim, o indicador contribui diretamente para a elaboração de relatórios oficiais do Observatório, fortalecendo a comprovação do fluxo turístico do município junto a órgãos estaduais e federais, como a SETUR e o Ministério do Turismo.

O Indicador do Imposto de Serviço de Qualquer Natureza (ISS) Municipal é uma importante ferramenta de mensuração econômica para o setor de turismo, e sua análise permite avaliar a movimentação econômica gerada por atividades turísticas e correlatas no município. Por meio deste indicador, é possível compreender o impacto do turismo na arrecadação local, mensurando a contribuição de empreendimentos como meios de hospedagem, agências, operadoras, transportes turísticos, lazer, eventos e outros serviços.

A importância do indicador do ISS para o turismo municipal está diretamente relacionada à sua capacidade de demonstrar o peso econômico do setor. Ele comprova a geração de renda e empregos, auxilia na formalização de empreendimentos e na identificação de segmentos mais dinâmicos da economia turística local; e é um dos instrumentos utilizados para comprovar desempenho e evolução econômica junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP), contribuindo para o ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) e para o acesso a programas de incentivo, como o DADETUR.

Em Espírito Santo do Pinhal, o indicador do ISS permite acompanhar a arrecadação proveniente de atividades turísticas e analisar a movimentação econômica dos empreendimentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

O monitoramento do ISS por CNAE pelo Observatório de Turismo permite identificar o desempenho econômico de cada segmento do turismo e comprovar, de forma concreta, a importância do setor para o desenvolvimento local, além de fornecer os dados para analise do trade turístico durante os anos.

A seguir, estão listados os CNAEs que se relacionam diretamente às atividades turísticas e que contribuem para o cálculo deste indicador:

●​ 55.10-8/01 – Hotéis: hospedagem de turistas e viajantes;
●​ 55.90-6/03 – Albergues, hostels e similares: hospedagem econômica voltada a jovens e mochileiros;
●​ 49.23-0/01 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e em região metropolitana: transporte de turistas dentro do município
●​ 49.23-0/02 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana: transporte de visitantes entre cidades turísticas.
●​ 49.29-9/01 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional: excursões e transporte turístico.
●​ 77.21-7/00 – Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos: apoio a atividades de lazer e esportes de aventura.
●​ 79.11-2/00 – Agências de viagens: organização e venda de pacotes e serviços turísticos.
●​ 79.12-1/00 – Operadores turísticos: elaboração de roteiros e pacotes de turismo receptivo e emissivo.
●​ 79.90-2/00 – Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente: reservas de hospedagem, passeios e eventos.
●​ 82.30-0/01 – Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas: eventos turísticos e gastronômicos municipais.
●​ 90.01-9/01 – Produção teatral: atrações culturais e eventos de interesse turístico.
●​ 90.01-9/02 – Produção musical: espetáculos e festivais ligados ao turismo cultural.
●​ 90.01-9/05 – Produção de espetáculos de dança: eventos culturais e artísticos com impacto turístico.
93.19-1/01 – Gestão de instalações de esportes: clubes, arenas e espaços esportivos utilizados por turistas.
●​ 93.19-1/99 – Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente: atrações de lazer e esportivas.
●​ 93.29-8/03 – Parques de diversão e temáticos: atrativos turísticos e de entretenimento.
●​ 93.29-8/04 – Exploração de boliches: lazer e recreação.
●​ 93.29-8/99 – Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente: turismo de lazer e recreação diversa.
Observação: A partir de 2025, os dados foram solicitados mensalmente, até então eram coletados anualmente.

O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) é um sistema nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos de turismo dos estados e do Distrito Federal, para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

Ele foi instituído para promover a formalização, regularização e qualidade dos prestadores de serviços turísticos no Brasil — contribuindo para dar segurança aos turistas, maior credibilidade aos empreendimentos e melhor organização do setor.

Segundo a Lei nº 11.771/2008 (Lei do Turismo), algumas categorias de prestadores têm que se cadastrar obrigatoriamente: meios de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos, guias de turismo.

No município de Espírito Santo do Pinhal, foi instituído do Decreto 6056/2025 que torna obrigatória a apresentação do certificado CADASTUR para todas as empresas prestadoras de serviços turísticos que solicitarem emissão ou renovação de alvará de funcionamento e/ou alvará de vigilância sanitária.

Define, conforme a Lei Federal nº 11.771/2008 (Lei do Turismo), quais são as atividades consideradas serviços turísticos obrigados ao cadastro:
I – Meios de hospedagem;
II – Agências de turismo;
III – Transportadoras turísticas;
IV – Organizadoras de eventos;V – Parques temáticos;
VI – Acampamentos turísticos.

E o Decreto 6056/2025 determina que o não cumprimento do decreto impede a concessão ou renovação de alvará para funcionamento de novas empresas, ou das já cadastradas na Prefeitura.

Em 2025 temos um total de oitenta e sete inscrições junto ao CADASTUR, são elas:
●​ Agências de Turismo - 15 inscrições;
●​ Centro de Convenções - 1 inscrição;
●​ Guia de Turismo - 25 inscrições;
●​ Meios de Hospedagem - 10 inscrições;
●​ Organizador de Eventos - 11 inscrições;
●​ Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos - 3 inscrições;
●​ Prestador Especializado em Segmentos Turísticos - 6 inscrições;
●​ Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares - 12 inscrições
●​ Transportadora Turística - 4 inscrições.

O livro de presença do Centro de Informações Turísticas (CIT) e do Museu constitui uma ferramenta fundamental para o registro do fluxo de visitantes no município. Por meio da identificação da procedência dos visitantes (cidade, estado e país), esses registros permitem mensurar a demanda turística, especialmente o fluxo de turistas nacionais e internacionais.
Essas informações funcionam como comprovação formal do fluxo turístico, sendo essenciais para a produção de indicadores, para o planejamento de ações de promoção turística, para a captação de recursos e para a manutenção do município em programas e classificações estaduais e federais, como o Mapa do Turismo Brasileiro.
Além disso, os dados coletados no livro de presença auxiliam na análise do perfil do visitante, sazonalidade, principais períodos de visitação e impacto das ações promocionais, fortalecendo a gestão pública do turismo e a tomada de decisões com base em dados reais.



Sustentabilidade

O desenvolvimento do turismo nas cidades, deve ocorrer de forma planejada, responsável e alinhada aos princípios da sustentabilidade. Isso significa promover o crescimento da atividade turística sem comprometer os recursos naturais, culturais, sociais e econômicos, garantindo que as gerações futuras também possam usufruir desses patrimônios.

Nesse contexto, a utilização de indicadores de sustentabilidade torna-se uma ferramenta essencial para o monitoramento e a tomada de decisões. Esses indicadores permitem avaliar, de forma técnica e contínua, os impactos do turismo sob três pilares fundamentais: ambiental, social e econômico. Entre eles, destacam-se aspectos como geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais, valorização da cultura local, qualidade dos serviços turísticos e satisfação dos visitantes e da comunidade.

A Matriz de Sustentabilidade do Turismo organiza esses indicadores de maneira estruturada, possibilitando uma leitura clara da realidade do município. A partir dela, é possível identificar pontos fortes, fragilidades, oportunidades de melhoria e direcionar políticas públicas mais eficientes para osetor. Essa matriz também contribui para o alinhamento das ações entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade local.

Assim, investir em planejamento, monitoramento por indicadores e ações baseadas na sustentabilidade não é apenas uma escolha técnica, mas um compromisso com o futuro do município, garantindo que o turismo continue sendo um vetor de crescimento, qualidade de vida e identidade local.



A gestão de resíduos sólidos é o conjunto de ações voltadas para o planejamento, a organização, a execução e o controle de todas as etapas relacionadas aos resíduos gerados pelas atividades humanas, desde a sua produção até a destinação final ambientalmente adequada. Envolve processos como redução na fonte, coleta, transporte, triagem, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos.

Seu principal objetivo é minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo descarte inadequado, promovendo a preservação do meio ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida da população. A gestão de resíduos sólidos também incentiva práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais, a reciclagem e a economia circular.

No âmbito municipal, a gestão adequada dos resíduos sólidos é fundamental para a organização urbana, o controle da poluição, a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Ela deve ser realizada de forma integrada entre poder público, iniciativa privada e sociedade, conforme os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Situado no planalto da zona noroeste do estado de São Paulo, o município de Espírito Santo do Pinhal está inserido em relevo ondulado, com altitudes médias em torno de 800 a 900 metros, variando para até cerca de 1.100 metros conforme as bordas próximas à Serra da Mantiqueira. Devido a essa conformação física, o município ocupa posição de “dispersor de águas” em duas grandes bacias hidrográficas: a do Rio Mogi-Guaçu e a do Rio Jaguari-Mirim.
Cursos d'água de relevo para o território municipal:
●​ O Rio Mogi-Guaçu, que corta o município no extremo sudeste
●​ O Rio Jaguari-Mirim

Para o município de Espírito Santo do Pinhal, a convergência entre turismo e águas interiores oferece oportunidades e responsabilidades. A presença desses rios e mananciais pode compor roteiros de natureza, trilhas aquáticas, educação ambiental, mirantes de rios, mas issodepende da articulação entre os órgãos de meio ambiente, turismo, saneamento e comunidade local para que a água interior seja vista como ativo turístico e ambiental, não apenas como recurso hídrico operacional.



Local2018201920202021202220232024
Rio Mogi-Guaçu666261-6253
Ribeirão dos Porcos6156--5559
ÓtimaBoaRegularRuimPéssima


Fonte:
https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2024/09/Apendice-M-Med ia-Anual-dos-Indices-de-Qualidade-2018-a-2023.pdf
https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/publicacoes-e-relatorios/
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