Em outubro de 2025, com a criação formalização da Rede de Inteligência do Turismo Sustentável da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Espírito Santo do Pinhal passa a seguir oficialmente o sistema estadual de inteligência turística, seguindo os indicados da Matriz de Sustentabilidade do Turismo, estruturando, assim, um modelo de gestão contínua, com monitoramento dos indicadores para a estruturação do Turismo no Município.
A criação do Observatório de Turismo de Espírito Santo do Pinhal e sua inclusão a Rede de Inteligência do Turismo do Estado de São Paulo representa, portanto, um marco na gestão pública do turismo local: um instrumento permanente de coleta e análise de dados, que visa aprimorar a tomada de decisões, qualificar investimentos, mensurar resultados e valorizar as boas práticas de hospitalidade — características que distinguem o destino e fortalecem sua imagem em âmbito regional e nacional.
Com base nesse sistema de monitoramento, o município consolida uma política de turismo sustentável, participativa e baseada em evidências, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Espírito Santo do Pinhal.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP) realiza desde 2020 uma pesquisa de grande alcance junto à população do estado de São Paulo para saber a percepção que as pessoas têm do turismo em suas cidades e regiões.
Estas pesquisas possuem como intuito apoiar a gestão de turismo nesta nova fase, na tomada de decisões e construção de políticas para um melhor e constante desenvolvimento do turismo local.
A pesquisa de 2025/2026 está aberta para respostas até 31 de janeiro de 2026 e pode ser respondida de forma simples e rápida. Basta CLICAR AQUI
1 . Pesquisa de Percepção do Turismo 2020 - 2021 (Baixar)
A pesquisa de demanda turística é um instrumento fundamental para compreender o perfil, o comportamento, as motivações e o nível de satisfação dos visitantes que chegam a um destino. Por meio da coleta de dados diretamente com os turistas — como origem, faixa etária, renda, tempo de permanência, gastos, meios de hospedagem utilizados e avaliação da experiência — é possível transformar percepções em informações concretas.
Para o Observatório de Turismo, a pesquisa de demanda é uma das principais fontes de dados, pois permite acompanhar a evolução do fluxo turístico, identificar tendências, avaliar o impacto econômico do turismo e monitorar a qualidade dos serviços e atrativos. Essas informações subsidiam o planejamento estratégico, a formulação de políticas públicas, a tomada de decisões do poder público e da iniciativa privada, além de fortalecer o posicionamento do município como destino turístico.
A pesquisa de demanda em eventos específicos é uma ferramenta essencial para entender o perfil
do público que participa de festas, feiras, festivais e outras programações turísticas. Por meio da
aplicação de questionários durante ou após o evento, é possível identificar a origem dos
participantes, se são moradores ou visitantes, tempo de permanência, consumo, gastos, meios de
transporte utilizados e o nível de satisfação com a programação.
Para o Observatório de Turismo, esse tipo de pesquisa permite mensurar com maior precisão o
impacto econômico, social e turístico de cada evento, além de avaliar sua atratividade regional e
seu
potencial de crescimento. Os dados obtidos orientam a melhoria da organização, da divulgação e da
infraestrutura dos eventos, justificam investimentos públicos, fortalecem a captação de recursos e
contribuem para o aprimoramento contínuo do calendário turístico do município.
A Feira Gastronômica, realizada quinzenalmente, é um importante instrumento de valorização da
gastronomia local, fortalecimento da economia criativa e promoção do turismo no município. Além de
reunir produtores, comerciantes e o público, o evento se consolida como um espaço de geração de
renda, lazer e identidade cultural.
Visando mensurar seus impactos econômicos e subsidiar o planejamento das ações do setor, são
aplicados formulários junto aos feirantes a cada edição, permitindo a coleta de dados sobre
faturamento, perfil de vendas, fluxo de consumidores e avaliação geral do evento. Essas informações
são fundamentais para a análise de resultados pelo Observatório de Turismo, contribuindo para a
tomada de decisões, o aprimoramento da feira e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao
desenvolvimento do turismo e da economia local.
O Indicador de Emprego Formal mede a quantidade de trabalhadores com carteira assinada (regime CLT) em determinado território ou setor econômico. Ele é utilizado para acompanhar a geração e a manutenção de postos de trabalho formais, refletindo diretamente o nível de atividade econômica, renda e estabilidade do mercado de trabalho.
A coleta de dados referente aos meios de hospedagem do município de Espírito Santo do
Pinhal iniciou no ano de 2022, com a participação inicial de sete empreendimentos. Desde então, o
Departamento de Turismo vem mantendo a continuidade do monitoramento, visando acompanhar a
evolução do setor e subsidiar as ações de planejamento turístico.
Durante o processo de coleta, foram identificadas dificuldades na obtenção de respostas por
parte de alguns estabelecimentos, o que tem representado um desafio para a consolidação dos
indicadores. Com o intuito de estimular a colaboração e o engajamento dos empreendimentos no
fornecimento das informações, está em fase de implementação o Selo “Empreendimento Amigo do
Turismo”, que visa reconhecer e valorizar os estabelecimentos que contribuem ativamente com as
iniciativas de levantamento de dados e fortalecimento do turismo local.
Foram realizadas reuniões de alinhamento e sensibilização com representantes dos meios
de hospedagem, contudo, observou-se baixa adesão em determinados momentos. Ressalta-se que
as informações prestadas são de inteira responsabilidade dos empreendimentos hoteleiros, cabendo
ao Departamento de Turismo a sistematização, análise e divulgação dos resultados de forma
consolidada.
Até o mês de agosto de 2025, era solicitado aos empreendimentos apenas o número total de
hóspedes por mês. A partir de julho de 2025, passou-se a incluir também a taxa de ocupação,
ampliando o escopo dos dados coletados e permitindo uma análise mais detalhada do desempenho
do setor, lembrando que somente empreendimentos com CADASTUR serão considerados na
contagem a partir de 2026.
O Indicador de Fretamento tem como objetivo mensurar o fluxo de visitantes que chegam ao
município por meio de transporte coletivo fretado, como ônibus, vans e micro-ônibus contratados por
agências, excursões, escolas, empresas, grupos religiosos e turísticos.
Esse indicador é fundamental para compreender a movimentação de turistas em eventos, visitas
técnicas, excursões e atividades organizadas, permitindo identificar picos de demanda, origem dos
grupos, perfil dos visitantes e o impacto direto na economia local, especialmente nos setores de
alimentação, atrativos turísticos, comércio e serviços.
Além disso, o acompanhamento do fretamento auxilia no planejamento da infraestrutura urbana, na
organização do trânsito, na segurança pública e na gestão de eventos, fornecendo dados concretos
para a tomada de decisões estratégicas pela gestão pública e pelo trade turístico.
Por fim, o indicador contribui diretamente para a elaboração de relatórios oficiais do Observatório,
fortalecendo a comprovação do fluxo turístico do município junto a órgãos estaduais e federais, como
a SETUR e o Ministério do Turismo.
O Indicador do Imposto de Serviço de Qualquer Natureza (ISS) Municipal é uma importante
ferramenta de mensuração econômica para o setor de turismo, e sua análise permite avaliar a
movimentação econômica gerada por atividades turísticas e correlatas no município. Por meio deste
indicador, é possível compreender o impacto do turismo na arrecadação local, mensurando a
contribuição de empreendimentos como meios de hospedagem, agências, operadoras, transportes
turísticos, lazer, eventos e outros serviços.
A importância do indicador do ISS para o turismo municipal está diretamente relacionada à
sua capacidade de demonstrar o peso econômico do setor. Ele comprova a geração de renda e
empregos, auxilia na formalização de empreendimentos e na identificação de segmentos mais
dinâmicos da economia turística local; e é um dos instrumentos utilizados para comprovar
desempenho e evolução econômica junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
(SETUR-SP), contribuindo para o ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) e para o
acesso a programas de incentivo, como o DADETUR.
Em Espírito Santo do Pinhal, o indicador do ISS permite acompanhar a arrecadação
proveniente de atividades turísticas e analisar a movimentação econômica dos empreendimentos que
compõem a cadeia produtiva do turismo.
O monitoramento do ISS por CNAE pelo Observatório de Turismo permite identificar o
desempenho econômico de cada segmento do turismo e comprovar, de forma concreta, a
importância do setor para o desenvolvimento local, além de fornecer os dados para analise do trade
turístico durante os anos.
A seguir, estão listados os CNAEs que se relacionam diretamente às atividades turísticas e
que contribuem para o cálculo deste indicador:
● 55.10-8/01 – Hotéis: hospedagem de turistas e viajantes;
● 55.90-6/03 – Albergues, hostels e similares: hospedagem econômica voltada a jovens e
mochileiros;
● 49.23-0/01 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e
em região metropolitana: transporte de turistas dentro do município
● 49.23-0/02 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal,
exceto em região metropolitana: transporte de visitantes entre cidades turísticas.
● 49.29-9/01 – Transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento,
intermunicipal, interestadual e internacional: excursões e transporte turístico.
● 77.21-7/00 – Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos: apoio a atividades de lazer e
esportes de aventura.
● 79.11-2/00 – Agências de viagens: organização e venda de pacotes e serviços
turísticos.
● 79.12-1/00 – Operadores turísticos: elaboração de roteiros e pacotes de turismo receptivo e
emissivo.
● 79.90-2/00 – Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados
anteriormente: reservas de hospedagem, passeios e eventos.
● 82.30-0/01 – Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas: eventos
turísticos e gastronômicos municipais.
● 90.01-9/01 – Produção teatral: atrações culturais e eventos de interesse turístico.
● 90.01-9/02 – Produção musical: espetáculos e festivais ligados ao turismo cultural.
● 90.01-9/05 – Produção de espetáculos de dança: eventos culturais e artísticos com impacto
turístico.
93.19-1/01 – Gestão de instalações de esportes: clubes, arenas e espaços esportivos
utilizados por turistas.
● 93.19-1/99 – Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente: atrações de lazer
e esportivas.
● 93.29-8/03 – Parques de diversão e temáticos: atrativos turísticos e de entretenimento.
● 93.29-8/04 – Exploração de boliches: lazer e recreação.
● 93.29-8/99 – Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente:
turismo de lazer e recreação diversa.
Observação: A partir de 2025, os dados foram solicitados mensalmente, até então eram
coletados anualmente.
O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) é um sistema nacional
coordenado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos de turismo dos estados e do
Distrito Federal, para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
Ele foi instituído para promover a formalização, regularização e qualidade dos prestadores de
serviços turísticos no Brasil — contribuindo para dar segurança aos turistas, maior credibilidade
aos empreendimentos e melhor organização do setor.
Segundo a Lei nº 11.771/2008 (Lei do Turismo), algumas categorias de prestadores têm que
se cadastrar obrigatoriamente: meios de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de
eventos, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos, guias de turismo.
No município de Espírito Santo do Pinhal, foi instituído do Decreto 6056/2025 que torna
obrigatória a apresentação do certificado CADASTUR para todas as empresas prestadoras de
serviços turísticos que solicitarem emissão ou renovação de alvará de funcionamento e/ou alvará
de vigilância sanitária.
Define, conforme a Lei Federal nº 11.771/2008 (Lei do Turismo), quais são as atividades
consideradas serviços turísticos obrigados ao cadastro:
I – Meios de hospedagem;
II – Agências de turismo;
III – Transportadoras turísticas;
IV – Organizadoras de eventos;V – Parques temáticos;
VI – Acampamentos turísticos.
E o Decreto 6056/2025 determina que o não cumprimento do decreto impede a concessão
ou renovação de alvará para funcionamento de novas empresas, ou das já cadastradas na
Prefeitura.
Em 2025 temos um total de oitenta e sete inscrições junto ao CADASTUR, são elas:
● Agências de Turismo - 15 inscrições;
● Centro de Convenções - 1 inscrição;
● Guia de Turismo - 25 inscrições;
● Meios de Hospedagem - 10 inscrições;
● Organizador de Eventos - 11 inscrições;
● Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos - 3 inscrições;
● Prestador Especializado em Segmentos Turísticos - 6 inscrições;
● Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares - 12 inscrições
● Transportadora Turística - 4 inscrições.
O livro de presença do Centro de Informações Turísticas (CIT) e do Museu constitui uma
ferramenta fundamental para o registro do fluxo de visitantes no município. Por meio da
identificação da procedência dos visitantes (cidade, estado e país), esses registros permitem
mensurar a demanda
turística, especialmente o fluxo de turistas nacionais e internacionais.
Essas informações funcionam como comprovação formal do fluxo turístico, sendo essenciais para
a produção de indicadores, para o planejamento de ações de promoção turística, para a captação de
recursos e para a manutenção do município em programas e classificações estaduais e federais,
como o Mapa do Turismo Brasileiro.
Além disso, os dados coletados no livro de presença auxiliam na análise do perfil do visitante,
sazonalidade, principais períodos de visitação e impacto das ações promocionais, fortalecendo a
gestão pública do turismo e a tomada de decisões com base em dados reais.
O desenvolvimento do turismo nas cidades, deve ocorrer de forma planejada, responsável e alinhada
aos princípios da sustentabilidade. Isso significa promover o crescimento da atividade turística sem
comprometer os recursos naturais, culturais, sociais e econômicos, garantindo que as gerações
futuras também possam usufruir desses patrimônios.
Nesse contexto, a utilização de indicadores de sustentabilidade torna-se uma ferramenta essencial
para o monitoramento e a tomada de decisões. Esses indicadores permitem avaliar, de forma técnica
e contínua, os impactos do turismo sob três pilares fundamentais: ambiental, social e econômico.
Entre eles, destacam-se aspectos como geração de emprego e renda, preservação do meio
ambiente, uso consciente dos recursos naturais, valorização da cultura local, qualidade dos serviços
turísticos e satisfação dos visitantes e da comunidade.
A Matriz de Sustentabilidade do Turismo organiza esses indicadores de maneira estruturada,
possibilitando uma leitura clara da realidade do município. A partir dela, é possível identificar pontos
fortes, fragilidades, oportunidades de melhoria e direcionar políticas públicas mais eficientes para osetor.
Essa matriz também contribui para o alinhamento das ações entre o poder público, a iniciativa
privada e a comunidade local.
Assim, investir em planejamento, monitoramento por indicadores e ações baseadas na
sustentabilidade não é apenas uma escolha técnica, mas um compromisso com o futuro do
município, garantindo que o turismo continue sendo um vetor de crescimento, qualidade de vida e
identidade local.
A gestão de resíduos sólidos é o conjunto de ações voltadas para o planejamento, a organização, a
execução e o controle de todas as etapas relacionadas aos resíduos gerados pelas atividades
humanas, desde a sua produção até a destinação final ambientalmente adequada. Envolve
processos como redução na fonte, coleta, transporte, triagem, reciclagem, tratamento e disposição
final dos resíduos.
Seu principal objetivo é minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo
descarte inadequado, promovendo a preservação do meio ambiente, a saúde pública e a qualidade
de vida da população. A gestão de resíduos sólidos também incentiva práticas sustentáveis, como o
reaproveitamento de materiais, a reciclagem e a economia circular.
No âmbito municipal, a gestão adequada dos resíduos sólidos é fundamental para a organização
urbana, o controle da poluição, a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento
sustentável. Ela deve ser realizada de forma integrada entre poder público, iniciativa privada e
sociedade, conforme os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº
12.305/2010).
Situado no planalto da zona noroeste do estado de São Paulo, o município de Espírito Santo
do Pinhal está inserido em relevo ondulado, com altitudes médias em torno de 800 a 900 metros,
variando para até cerca de 1.100 metros conforme as bordas próximas à Serra da Mantiqueira.
Devido a essa conformação física, o município ocupa posição de “dispersor de águas” em
duas grandes bacias hidrográficas: a do Rio Mogi-Guaçu e a do Rio Jaguari-Mirim.
Cursos d'água de relevo para o território municipal:
● O Rio Mogi-Guaçu, que corta o município no extremo sudeste
● O Rio Jaguari-Mirim
Para o município de Espírito Santo do Pinhal, a convergência entre turismo e águas
interiores oferece oportunidades e responsabilidades. A presença desses rios e mananciais pode
compor roteiros de natureza, trilhas aquáticas, educação ambiental, mirantes de rios, mas
issodepende da articulação entre os órgãos de meio ambiente, turismo, saneamento e comunidade local
para que a água interior seja vista como ativo turístico e ambiental, não apenas como recurso
hídrico operacional.

| Local | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Rio Mogi-Guaçu | 66 | 62 | 61 | - | 62 | 53 | |
| Ribeirão dos Porcos | 61 | 56 | - | - | 55 | 59 |
| Ótima | Boa | Regular | Ruim | Péssima |
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DETALHES 
https://www.pinhal.sp.gov.br/pagina/45/cadastro-da-agenda-viva-pinhal
A Agenda Viva Pinhal tem por objetivo principal concentrar eventos públicos e privados, celebrando a riqueza cultural, agrícola, econômica, turística e esportiva de toda cidade. Através de uma aba no site da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal – SP, a agenda estará sempre disponível para consulta.
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