2° Edição Experiências do Brasil Rural – Roteiro do Café e do Vinho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Espírito Santo do Pinhal recebeu, no mês de novembro, a visita técnica dos profissionais do Ministério do Turismo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro para validação do Roteiro do Café e do Vinho. A validação é uma das etapas estabelecidas pelo Ministério do Turismo com o objetivo de trazer mais informação e desenvolvimento para o turismo das regiões que tiveram projetos aprovados pelo Mtur no Programa experiências do Brasil Rural.

Os roteiros contemplados pela iniciativa passaram por avaliações com base nos conceitos e ideias apresentadas durante a fase de capacitação, além da verificação da viabilidade de cada experiência desenvolvida no decorrer do projeto.

Na rota do “Café e do Vinho”, os técnicos puderam apreciar um pouco da história de jequitibás milenares na Fazenda Mocoquinha ao longo de trilhas em meio à floresta e durante o percurso foi possível visualizar e abraçar os jequitibás, que têm aproximadamente 50 m de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. Na Fazenda Barthô, os técnicos conheceram um pouco da história do espaço, do café e da formação da cidade com visitas guiadas aos museus. Sobre o café, foram apresentados os tipos plantados, um panorama no Brasil e no mundo e as máquinas que beneficiam o café em funcionamento. A bebida também serviu de pano de fundo para a experiência “Do Campo à Xícara”, no Sítio Albertina. Lá, foi possível conhecer a cultura cafeeira e toda a cadeia do café. Durante o trajeto, foram apresentados as técnicas empregadas desde o plantio, os cuidados na produção e os processos até chegar a xícara, como secagem, seleção, torra e processo de embalagem do produto.

Ainda no segundo dia, o café continuou dando o tom das experiências vividas em Espírito Santo do Pinhal (SP), durante o roteiro “Nos passos do café aos olhos de Santa Luzia”. A vivência proporcionou à equipe conhecer o desenvolvimento da região em meados da segunda metade do século XIX, retratado em seu patrimônio histórico edificado tombado, seus casarões e igrejas, a religiosidade e a cultura local.
A rota também trouxe experiências gastronômicas para as validações dos técnicos. Entre elas, estava a “Caffé Coloniale Com La Storie”, da propriedade Paganini e Palermo. O roteiro tem o objetivo de resgatar a história de um dos bairros da cidade paulista (Santa Luzia) e remeter ao passado e comidas comuns aos antigos familiares italianos, gerando memórias afetivas aos visitantes, além de contar a história da casa cinquentenária onde é servido o café colonial, tornando a visita autêntica e singular.
Na Terra de Kurí, os presentes saborearam “Mais que café: Aromas, Sabores e Segredos”. O empreendimento é composto por diferentes espaços, tais como a casa do café, lendas infográficos, laboratório e a casinha das abelhas. Por lá, eles ainda conheceram o processo de análise sensorial do café, qualidade dos grãos, roda de aromas e sabores, desvendando o gosto e o sabor. Entenderam mais sobre a torra, seu processo e os diferentes perfis, além de torrar o café na hora.

Ingrediente típico da gastronomia local, o mel também recebeu validações do Experiência do Brasil Rural. Maria Mel, apiário, tem 30 anos e está localizado no Vivencial Novos Aromas, que é composta por mais 120 ervas aromáticas e medicinais,. A visitação permitiu observar e conhecer diferentes plantas aromáticas e frutíferas, seu aroma, seu sabor, como usar como medicamentos e na alimentação. Neste passeio, os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer seus nomes, origem, histórias e diferentes usos. Possibilita, ainda, saborear águas aromatizadas com ervas, chás, sucos, pestos e geleias feitas com tudo que a terra oferece de natural e saudável, e ainda levaram um pequeno buquê de ervas colhido por ele mesmo.
Espírito Santo do Pinhal não é conhecida apenas pelos melhores cafés.; o vinho também faz parte do cardápio de quem a visita. Na Guaspari , realizamos um tour guiado que durante todo o trajeto apresentou o projeto e o processo produtivo como um todo, desde o manejo dos vinhedos, passando pela indústria e cave de barricas, além de degustação de alguns de seus títulos.

A importância dessa validação para nossa cidade, é justamente nos colocar em um patamar turístico mais reconhecido e visitado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.